sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Comício com Jerónimo de Sousa em Penafiel

Após me terem falado deste comício, dei-me ao trabalho de procurar quais seriam os temas abordados e deparei-me com o seguinte:

"Trata-se de uma iniciativa promovida pela Direcção da Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, inserida na Campanha Nacional “É tempo de lutar, é tempo de mudar – Mais força ao PCP” que tem por objectivo combater as alterações ao código do trabalho, a precariedade e lutar pelo aumento dos salários.
Com esta iniciativa, a organização do PCP no Vale do Sousa e Baixo Tâmega pretende chamar a atenção para os graves problemas sociais que o desemprego e a consequente emigração surtem na região."


Fonte: http://valedosousa.blogs.sapo.pt/515131.html

A minha primeira impressão é muito boa, gostei do que li:
  • "combater as alterações ao código do trabalho, a precariedade" - este partido está empenhado em defender os direitos dos trabalhadores. E eu, apesar da minha curta actividade laboral, já passei por situações de precariedade, de exploração laboral ou até mesmo já "trabalhei para aquecer".
  • "lutar pelo aumento dos salários" - isto sim seria ideal. Nesta altura são poucos os portugueses a quem não sobra mês ao ordenado.
Mas como eu sou um ser dotado de inteligência vou-me abstrair do meu sentimento de euforia ao ouvir palavras tão motivadoras e vou pensar sobre o assunto:

Bom, ainda esta semana o Governo revelou que vai investir largos milhões de euros na tentativa de revitalizar o mercado económico português e nenhum economista se arrisca a dizer com exactidão se esta estratégia irá funcionar. Ainda esta semana os ministros das finanças dos estados membros da União Europeia se reuniram para tentar encontrar uma resposta conjunta à crise. Ainda esta semana foi apresentado o Orçamento de Estado e o ministro das finanças explicou que o orçamento foi projectado tendo em conta a grande crise mundial que se atravessa e que seria necessário encurtar alguns investimentos.
Agora, face à realidade catastrófica que nos encontramos, tendo em conta que o endividamento externo público é bastante elevado eu gostaria de perceber como é que algum Governo conseguiria canalizar dinheiro de forma a evitar que Portugal não fique na bancarrota e ao mesmo tempo melhorar o estatuto dos trabalhadores, aumentar o ordenado mínimo nacional, diminuir o desemprego... Acreditem que gostaria de perceber como é que isto é possível. Assim poderia investir num carro novo tendo em conta que o meu salário nem chega para pagar a prestação da casa, mais a alimentação, a luz, o gás...
Poderá o PCP gritar "Eureka!"?
Muito sinceramente: NÃO! Limitam-se novamente a fazer propaganda política tocando nos pontos fracos do povo.
É fácil ganhar o voto de alguém que vive na miséria e que não tem consciência política - basta mentir! Mas quando alguém refuta as propostas milagrosas do PCP eles exaltam-se, alegando que pura e simplesmente os dados estatísticos e estudos feitos à nossa economia estão incorrectos. E é precisamente por isto que pesquisei informação sobre este comício, porque achei muito caricato o secretismo com que convidaram um amigo meu para este comício.

Sem comentários: