terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Revolta dos Professores

Nestes últimos tempos muito se tem ouvido falar acerca do novo sistema de avaliação de desempenho dos professores. Por parte dos professores existe uma rejeição absoluta do sistema o que provocou imensas manifestações e um clima de instabilidade nas escolas.
Os professores discordam deste sistema porque basicamente este sistema poderá impedir o progresso nas suas carreiras se tiverem uma avaliação negativa. Mas se pensarmos bem isto será de todo justo. Já é hora de acabar com os "tubarões" das escolas, que após muitos anos se acomodam ao conforto que a idade lhes confere e acabam por não ter um desempenho profissional muito correcto. Quantos de nós já não tiveram um professor que passava mais tempo a falar da sua vida do que a leccionar? Quantos de nós já não sentiram dificuldade em compreender as matérias porque um professor não se fazia entender com clareza?... Precisamente para acabar com este comodismo de uma carreira vitalícia e sempre crescente é que existe este sistema de avaliação do desempenho dos professores. Quem não for bom professor, não merece evoluir na carreira!
A revolta por parte dos professores, na minha opinião, é o travar do evolutivo processo de retirada de regalias aos funcionários da função pública por parte do Governo. Porque na verdade os professores não pretendem ser avaliados, até agora ainda não vi nenhuma proposta por parte do sindicato dos professores para se regulamentar correctamente este sistema de avaliação porque simplesmente o que os professores pretendem é a segurança de uma carreira em constante evolução, sem temer que o seu mau desempenho profissional os possa penalizar na colocação ou no ordenado.


No entanto, quer-me parecer que a revolta dos estudantes acaba por ser alimentada pela revolta dos professores. E que, sagazmente, os professores estão a manipular os alunos de forma a criar um sentimento de revolta geral com as reformas do Governo.



Mais informações sobre o novo sistema de avaliação de desempenho dos professores em:

Novo sistema de avaliação de desempenho de professores

Perguntas frequentes sobre a avaliação do desempenho dos docentes

Sem comentários: