quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Protesto Contra Os Professores

Caros Alunos,

Basta de manipulações! O que está em questão neste frenético protesto não é o estatuto do aluno nem a vossa educação. O protesto deve-se ao facto de que os professores e funcionários públicos recusam-se a serem avaliados pelo seu desempenho nas suas funções. Ainda ontem a ministra da educação, Maria de Lurdes Rodrigues, apresentou algumas medidas para a avaliação de professores ser feita correctamente, tais como:
  • - A avaliação de um professor será feita por outro professor da mesma área.
  • - O número de avaliações exigidas baixará de três para duas e será reduzida a quantidade de fichas de avaliação de forma a não atarefar demasiado os professores.
  • - Os alunos deixarão de ter representação directa na avaliação dos professores.
Mesmo com o esforço do Governo para tentar criar um modelo de avaliação coerente e justo os professores continuam a insinuar que a única medida é a suspensão do modelo de avaliação. Discretamente os professores e funcionários públicos reivindicam uma carreira segura e em constante evolução independentemente do seu desempenho.
Se os alunos são avaliados os professores e funcionários também deverão ser. Esta avaliação serve para melhorar a qualidade de ensino e para acabar com o comodismo que as efectivações trazem. Tal como numa empresa: os bons funcionários sobem de posto enquanto que os que não têm tantas capacidades ficam no mesmo patamar. Isto é o justo! É necessário dar valor a quem realmente merece.
A Finlândia tem o melhor sistema educacional do mundo e lá os professores também são avaliados. A Finlândia aposta na boa formação dos professores de tal forma que o título de mestrado é exigido até para os educadores do ensino básico. É obrigação dos alunos apoiar o Governo na reformulação do sistema de ensino porque a reformulação do sistema de ensino português tem como objectivo o seu melhoramento e, fundamentalmente, tenta proporcionar uma educação mais eficaz.
Portanto, está na hora dos alunos ganharem a consciência de que estão a ser manipulados pelos professores, está na hora de concordar com o sistema de avaliação de desempenho dos professores e terminar, definitivamente, esta rebelião porque no final do ano lectivo tudo isto reflectir-se-à nos vossos resultados e, aí, ninguém culpará os professores pelos dias que faltaram ou pelo tumulto que causaram, culparão os alunos porque tiveram um fraco aproveitamento!

Sem comentários: